Início | Equipe

sábado, 26 de setembro de 2015

Conheça 6 nomes importantes na pintura renascentistas

Giotto (1266-1337) Pintor italiano, introduziu a perspectiva na pintura. Foi considerado o precursor da pintura renascentista, o elo entre essa e a pintura medieval. A característica principal do seu trabalho é a identificação da figura de santos com seres humanos de aparência comum. Sua pintura coincide com a visão humanista que se consolidava naquele momento.
Ognissanti Madonna white ground c. 1310 Ognissanti Madonna white ground c. 1310, de Giotto
Dante Alighieri por Giotto Dante Alighieri, de Giotto
Botticelli (1444-1510) Pintor da escola florentina, nasceu e viveu em Florença. Trabalhou na decoração da Capela Sistina, em 1481. Suas obras abordavam principalmente dois temas: a antigüidade grega e o cristianismo. Em sua obra chama a atenção a leveza dos corpos esguios e desprovidos de força: eles parecem flutuar, expressando suavidade e graça.
The birth of Venus Sandro Botticelli 1486 The birth of Venus, Sandro Botticelli, 1486
Primavera Sandro Botticelli 1482 Primavera, Sandro Botticelli, 1482
Leonardo da Vinci (1452-1519) Maior figura da pintura renascentista, também da escola florentina, Leonardo considerava-se, em primeiro lugar, um cientista. Imaginou máquinas voadoras, estudou mecânica, geologia, ótica, hidráulica, anatomia, botânica e astronomia. Além de pintor foi desenhista, escultor, engenheiro e arquiteto.
Mona Lisa ou La Gioconda Leonardo Da Vinci Mona Lisa (La Gioconda, 1503–1505/1507
Annunciation Leonardo Da Vinci Annunciation (Anunciação), Leonardo Da Vinci, 1475–1480
Ticiano (1490-1576) Foi o maior pintor da escola veneziana. Produziu obras religiosas, mitológicas e retratos utilizando cores vivas e movimentos que mais tarde serviram de base para outros artistas. Suas obras têm um grande apego à vida e à beleza feminina. A paisagem, com freqüência, é mais importante que as figuras. Ticiano foi um dos primeiros a pintar um tipo de paisagem moderna.
Ticiano José de Arimatéia, Nicodemos e a Virgem Maria pegam Cristo no túmulo vigiado por Maria Madalena e São João Evangelista, Ticiano
Bacchanal of the Andrians Bacchanal of the Andrians, Ticiano, 1522–1524
Rafael (1483-1520) Da escola romana, destaca-se pela delicadeza de traços, pela conciliação do paganismo com o cristianismo e pelo equilíbrio entre a linha e a cor. Conhecido como o pintor de madonas, tipos ideais de beleza feminina, suaves, muitas vezes convencionais, mas, com eminentes qualidades.
La misa de Bolsena Estancia de Heliodoro Rafael La misa de Bolsena, Estancia de Heliodoro, Rafael, 1514
Retrato de Andrea Navagero e Agostino Beazzano Rafael Retrato de Andrea Navagero e Agostino Beazzano, Rafael, 1516
Michelangelo (1475-1564) Arquiteto, pintor, poeta e escultor, é difícil classificá-lo dentro das características gerais das escolas. A pedido do Papa Júlio 2, pintou o teto da Capela Sistina, dividindo-o em nove retângulos para contar a história da criação do mundo e do homem.
Last Judgement Michelangelo The Last Judgement, Michelangelo, 1534–41
Crucifixion of St Peter Michelangelo Crucifixion of St Peter, Michelangelo

By: Isaac Ferreira

Nenhum comentário:

Postar um comentário